outubro 28, 2013

Uma cidade com Formas Geométricas

Brincar com formas geométricas pode ser bastante divertido! Basta recortar uma quantidade de quadrados, retângulos, triângulos, e círculos de vários tamanhos e  cores. 
A maior parte destes quadrados e triângulos resultaram de restos que eu guardo das cartolinas de outras atividades.




Em cima de uma cartolina  é só deixar a imaginação fuir, que irão aparecer as mais bonitas cidades. 



 Aqui em casa também surgiu um monstro  e até houve lugar a uma pequena história do monstro na cidade. (é engraçado porque eu imagino uma atividade e ela acaba por ir além do que eu pensei e aparecem ideias novas, pois F. acaba por inventar novas situações).


 As crianças devem manusear manipulativos matemáticos para mais facilmente  compreenderem a matemática.
Neste caso de uma forma divertida fala-se de formas geométricas e das suas características. A criança faz a ligação entre elas e muitos objetos que observa diariamente.




Fica uma atividade muito interessante. 
Nós não colámos, pois assim podem-se mudar de lugar e constroem-se novos objetos. E mais tarde este material servirá para outras atividades.

2 comentários:

  1. "Não há nada no mundo que não se possa desenhar só usando círculos, retângulos e triângulos." Nadir Afonso.
    frase dita a mim pelo Mestre quando eu era pouco mais velho que o Rateco

    ResponderEliminar
  2. Sim, lembrei-me dessas tuas palavras quando estavamos a fazer esta atividade.

    ResponderEliminar