janeiro 27, 2014

Deixar espaço para a criatividade


Quando hoje li o post da Raquel do blog Colher de mãe (cantinho muito inspirador para mim), identifiquei-me completamente com a forma como ela descreve o que deve ser o  espaço criativo para as crianças. A Raquel deixa-nos a pergunta no ar: "Como fazem para manter a criatividade dos vossos filhos?"
Achei que era interessante responder com umas imagens nossas. Na nossa casa também sempre esteve tudo à disposição. Aliás a nossa sala era um espaço multiusos, mais atelier do que outra coisa. Não temos televisão e então os cantos estavam preenchidos com estantes onde os materiais para as atividades plásticas estavam todos à mão. Caixas com tintas, com papéis vários. Lápis e canetas dispostas em copos. Pincéis à mão de pincelar. Tenho ainda sempre disponível uma caixa com "lixo", ou melhor para outros é lixo, mas para mim não. São materiais vários, desde latas, cortiça, plásticos, esferovite, tampas...etc, onde podemos recorrer e inventar muito.
 Mas esta forma de disponibilizar tudo não se passa só com os materiais mais criativos, mas também com os livros, mapas, revistas e jogos. Estes materiais também sempre estiveram em estantes baixas e acessíveis.
Tantas vezes encontro o F.  a pegar num mapa,  num jogo, nos legos, num livro e está sozinho, interessado a explorar. 
Achei piada ao que a Raquel escreveu sobre deixar coisas pelo caminho. Muitas vezes faço isso com os livros. O F. Adora livros, mas verifiquei que muitas vezes se sou eu a dizer para vermos este ou aquele livro ele diz que não lhe apetece aquele. Então comecei a deixar os livros que eu queria que ele pegasse em cima do sofá, ou numa mesa, como se estivessem perdidos e caídos ali por acaso. Passado um bocado apanho-o sempre a folhear o livro, a lê-lo e a perguntar-me coisas sobre o que lê. 








Tento usar com ele vários materiais, explorar várias técnicas, pintamos coisas em conjunto.
Por vezes montamos mesmo um verdadeiro arsenal, parecemos uns reais artistas! 







 Aproveitamos a presença dos amigos para com eles também explorar a criatividade.



Agora que viemos para Castelo de Paiva, a grande maioria dos nossos materiais de crafts ficou em Coimbra. Trouxe para aqui pouca coisa. Mas continuo sempre com algumas atividades em ação, ainda que mais simples do que as que fazíamos em Coimbra!

2 comentários:

  1. Gostei muito! Adoro casas com sinais da presença das crianças. Casas coloridas e com coisas deles espalhadas por todo o lado. Sinto-me logo integrada. :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Raquel.
    Também gosto muito de ter por perto as criações coloridas e criativas do F. Adoro ter a sala numa confusão depois de uma grande tarde de crafts. Adoro :)

    ResponderEliminar